A prematuridade é uma condição na qual o recém-nascido é repleto de individualidades. A imaturidade do seu desenvolvimento se sobressai, na maioria das vezes, e é um dos principais fatores que podem ocasionar o agravamento do seu quadro clínico após o nascimento.
A comemoração do Dia da Prematuridade, 17 de novembro, tem como pretensão de dar visibilidade a este problema que atinge milhares de crianças em todo o planeta. O HRPA tem como maior prevalência o atendimento a neonatos prematuros na UTI Neonatal, assim como grande parte na clinica obstétrica. Dessa forma, não podemos ficar de fora dessa ação, mesmo diante da pandemia do COVID-19.
Então, a II Semana da Prematuridade do Hospital Regional Público do Araguaia, promoveu a entrega de forma simbólica de uma lembrancinha a essas mães dos nossos pequenos guerreiros. E todos da equipe neonatal juntamente com a mães, usaram durante a semana do dia 16 ao dia 20 de novembro, EPI’s na cor roxa, pois sabemos que esta é a cor que representa o dia mundial da prematuridade, como forma carinhosa de homenageá-los.
A Semana da Prematuridade do HRPA desse ano foi uma ação conjunta com a Enfermagem, Fonoaudiologia e SAU.