O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez é celebrado em 10 de novembro e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da audição e sobre como lidar com pessoas com deficiência auditiva. Serve também para orientar a população sobre o que é a surdez, quais são as suas causas, os tratamentos e quem são os profissionais responsáveis pela saúde auditiva e como eles atuam.
De acordo com a última Pesquisa Nacional do Ministério da Saúde, em 2013, 1,1% da população do Brasil possuía perda auditiva. No HRPA, após realização de exames auditivos ocupacionais observou-se uma prevalência de presença de perda auditiva induzida por ruído (PAIR), devido ao mau uso de aparelhos de som portáteis e smartphones.
Dessa forma, esse ano o setor de fonoaudiologia convidou alguns integrantes da SIPAT para fazerem parte da Campanha de Prevenção e Combate à Surdez, no qual irá expor cartazes de conscientização e sorteio de audiometrias para colaboradores.
As perdas auditivas, que começam a ser percebidas quando não conseguimos mais distinguir direito os sons e compreender claramente as palavras, são irreversíveis. E podem comprometer nossa qualidade de vida. Ao sentirem dificuldade para ouvir ou zumbido procure ajuda profissional.
Segue algumas dicas para usarem os fones de ouvido sem prejudicar a audição. Previna-se contra a surdez, você pode escolher o que e o quanto quer ouvir!