Entramos no Setembro Amarelo, mês focado na conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Devido à pandemia de Covid-19, estamos vivendo um momento particularmente difícil e, até certo ponto, é esperado nos sentirmos estressados, com medo, ansiosos, solitários ou tristes.
Entretanto, é importante se atentar a essa avalanche de sentimentos negativos, que podem servir de gatilho para uma depressão ou para algum outro transtorno mental que costuma contribuir para comportamento suicida.
Quem toma esse tipo de atitude (suicídio) sempre está muito cheio de sofrimento e acaba tomando essa medida extrema devido não enxergarem nenhuma solução possível naquele momento. Portanto, o tratamento da doença mental é um dos pilares mais importantes de prevenção. Cerca de 90% dos casos poderiam ter sido evitados se a vítima tivesse recebido ajuda de qualquer pessoa, além de profissionais.
Em vista disso, momentos conturbados e angustiantes como estes, o melhor caminho para a solução é a fala. Diante de sentimentos e pensamentos negativos é importante buscar um lugar de escuta qualificada para expressar esses sentimentos. Existem serviços presenciais e virtuais que oferecem esse tipo de escuta.
Sabemos que o distanciamento social dificultou receber afeto ou ajudar quem precisa de apoio emocional, mas segue abaixo algumas dicas sobre como proteger a saúde mental:
- Evitar o excesso de informações e propagação de fake news;
- Realizar coisas que gosta;
- Aproveitar para colocar as coisas em ordem;
- Se conectar com pessoas;
- Cuidar do corpo;
- Praticar a resiliência;
- Pedir ajuda se precisar;
Onde devo buscar ajuda para prevenir o suicídio?
- CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
- CVV – Centro de Valorização da Vida www.cvv.org.br – Ligação gratuita 188
- SAMU 192 – em caso de emergência
- Corpo de Bombeiros 193 – no caso de salvamento
Fonte:
https://www.setembroamarelo.com/