O Novo Coronavírus ou SARS-Cov2, descoberto no final de dezembro de 2019, é o causador da COVID-19, infecção respiratória com quadro clínico que varia de infecções leves e pouco sintomáticas a quadros mais graves, como insuficiência respiratória e necessidade de assistência hospitalar.
Este vírus pertence a uma família com 7 vírus causadores de infecção em seres humanos. É transmitido através de gotículas respiratórias contendo o vírus, que podem ser transferidas de uma pessoa doente através do contato próximo, tosse, espirros ou pelo contato com superfícies contaminadas e, posteriormente, contato com olhos, boca ou nariz.
Os sintomas da COVID-19 incluem febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, sintomas gastrintestinais e, em quadros mais graves, desconforto respiratório de intensidade variável.
Seu diagnóstico é baseado na avaliação da presença de critérios clínicos e exames laboratoriais para os casos suspeitos. O teste é realizado através da pesquisa do vírus por biologia molecular por volta do 3º ao 5º dia após o início dos sintomas, ou pela pesquisa de anticorpos a partir do 7º dia do início dos sintomas.
Por se tratar de uma infecção de descoberta recente, esforços têm sido feitos a fim de encontrar um tratamento eficaz contra o Novo Coronavírus, porém até o momento sem êxito. A melhor forma de tratamento ainda é a adoção de medidas de prevenção que incluem:
– Evitar a circulação desnecessária nas ruas e em ambientes com aglomeração;
– Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou higiene com álcool 70%;
– Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar;
– Evitar tocar olhos, boca e nariz;
– Manter distância de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
– Higienizar com frequência o telefone celular e brinquedos de crianças;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Se estiver doente, evitar o contato com outras pessoas, especialmente idosos e doentes crônicos;
– Utilizar máscaras caseiras quando houver necessidade de sair de casa.
– ENFIM, SE POSSÍVEL PERMANEÇA EM CASA.
Dr. Eduardo Almeida de Souza
Médico Infectologista – HRPA
CRM-PA 8157 RQE 3000