No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Também conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, a data, comemorada pela primeira vez em 2009, é promovida pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma constituída por pais e profissionais de saúde, com o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias.
O bebê prematuro, nascido com menos de 37 semanas de gestação, caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas doenças e, também, mais sensível a determinados fatores externos, como a luz e o ruído. Os principais problemas médicos dos recém-nascidos prematuros estão relacionados com a sua imaturidade respiratória e metabólica.
O Dia Mundial da Prematuridade é um dia dedicado a aumentar a conscientização dos nascimentos prematuros, das mortes e das sequelas devidas à prematuridade, assim como das medidas simples, comprovadas e eficientes que poderiam preveni-los.
O Dia ganhou como cor simbólica a roxa, pois simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos nossos pequeninos. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação. Assim como nossos heróis que transformam dor em força, fé e amor.
Segundo números da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil a taxa de prematuridade é de 11,5%, uma das mais altas do mundo, com o nascimento de mais de 300mil bebês prematuros por ano. Apesar do elevado número de nascimentos prematuros e os riscos neles envolvidos, a maioria da população não está ciente de que muitas vezes é possível prevenir o parto prematuro e suas consequências para a saúde do bebê.
Seja sensível a prematuridade!!
Informe-se:
http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/64-prematuridade