O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO DAS MAMAS
A maior parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Por isso é tão importante que a mulher esteja sempre observando o seu corpo, no dia a dia, para saber identificar variações suspeitas e perceber o que é e o que não é normal em suas mamas.
MAMOGRAFIA DE ROTINA
É recomendada para mulheres de 50 a 69 anos e deve ser feita a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.
Saiba mais:
https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa
http://saude.gov.br/campanhas/45880-outubro-rosa