No dia 28 de agosto é celebrado o Dia do Voluntário, data esta instituída através da Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Segundo adefinição do dicionário Aurélio, “voluntário é aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria” – explicação proveniente da etimologia da palavra latina “Voluntariu”. Pode-se dizer que o voluntário surge para suprir algum tipo de necessidade, pois se trata da pessoa que doa seu tempo e/ ou habilidade em prol de uma determinada causa, sem receber nada em troca.
O serviço voluntário é regido pela LEI Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos. Os serviços podem ser de modalidades: cívicas, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.
O Hospital Regional Público do Araguaia – HRPA, através do Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) e do Serviço de Atenção ao Usuário (SAU), promove e incentiva o trabalho voluntário por meio de diversas atividades, tais como: serviço de voluntariado profissional, atividades de recreação, musicalização e apoio religioso.
O Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), é responsável pelo recrutamento de voluntários das mais diversas áreas de formação, proporcionando experiência profissional, além de crescimento pessoal oportunizado através da solidariedade.
O Serviço e Atenção ao Usuário (SAU), acolhe os voluntários nas atividades de recreação, musicalização e apoio religioso. Como exemplo dessas ações, temos o grupo de voluntários “O Amor é Contagioso” que há dois anos desenvolve apresentações de musicalização para os pacientes e acompanhantes. Nas ações de apoio religioso, o hospital recebe voluntários para visitas religiosas, cultos e missas que ocorrem mensalmente no ambiente hospitalar. A instituição conta ainda com o grupo S.O.S Alegria, equipe de voluntários formado exclusivamente por colaboradores do hospital, que doam seu tempo e talento para desenvolver atividades artísticas em datas comemorativas.
O HRPA parabeniza todos aqueles voluntários que prestam ou prestaram serviço nas dependências do HRPA, pois a solidariedade, dedicação e cuidados, são peças fundamentais para o atendimento humanizado.
Algumas Perguntas Frequentes:
Que pessoas podem participar da atividade voluntária?
Qualquer pessoa a partir dos 18 anos, que se sinta apta para atuar na área hospitalar.
Existe uma preparação para os voluntários?
Sim. Os candidatos participam de palestra introdutória, onde são repassadas as principais normas internas do Hospital, além de receber toda a orientação necessária para realizar suas atividades nos setores designados.
Como faço para ser um Voluntário?
Procure os setores:
Centro de Ensino e Pesquisa – CEP
Serviço de Atenção ao Usuário – SAU