Mensagem do Secretário Geral da ONU para o Dia Mundial contra a AIDS 2018 :
Trinta anos após o primeiro Dia Mundial da AIDS, a resposta ao HIV está em uma encruzilhada. O caminho escolhido pode definir o curso da epidemia, se vamos acabar com a AIDS até 2030, ou se as gerações futuras continuarão carregando o peso dessa doença devastadora.
Mais de 77 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV e mais de 35 milhões morreram devido a doenças relacionadas à AIDS. Grandes progressos foram alcançados no diagnóstico e tratamento e os esforços de prevenção evitaram milhões de novas infecções.
No entanto, o ritmo do progresso não corresponde à ambição global. O número de novas infecções por HIV não está caindo na velocidade necessária. Algumas regiões foram deixadas para trás e os recursos financeiros são insuficientes. O estigma e a discriminação ainda estão deixado as pessoas para trás, especialmente as populações de pessoas que usam drogas injetáveis, profissionais do sexo, pessoas trans, pessoas privadas de liberdade, homens gays, e mulheres jovens e meninas.
Além disso, uma em cada quatro pessoas vivendo com HIV não sabe que vive com o vírus, o que a impede de tomar decisões informadas sobre prevenção, tratamento e outros serviços de assistência e apoio. Ainda há tempo para ampliar o alcance dos testes de HIV; permitir que mais pessoas tenham acesso ao tratamento; aumentar os recursos para prevenir novas infecções. Neste momento crítico, precisamos avançar no caminho certo.
Antônio Guterres.
Secretário-Geral das Nações Unidas.
Ações do UNAIDS no Brasil durante o dezembro vermelho 2018
Diversas ações de celebração do Dia Mundial contra a AIDS (1º de dezembro) e do mês conhecido como Dezembro Vermelho em referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de AIDS contaram com apoio e participação do UNAIDS no Brasil. O objetivo desta estratégia é ajudar a dar voz aos diversos atores envolvidos neste objetivo comum: o de acabar com a epidemia de AIDS até 2030.
Confira abaixo algumas das principais ações:
- Prudence Fest 2018 (1º de dezembro)
- Lançamento do site ‘Deu Positivo, e Agora?’(1º de dezembro)
- Treinamento do Stigma Index em Salvador (4 e 5 de dezembro)
- Lançamento, pela ABIA, da reedição Herbert Daniel (06 de dezembro)
- II Encontro Amazônico da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS (08 e 09 de dezembro)
- Viva Melhor Sabendo Salvador (07 a 09 de dezembro)
- II Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBTs (11 de dezembro)
- Comunicação e Zero Discriminação em HIV e AIDS em Porto Alegre (11 de dezembro)
- Seminário Zero Discriminação Porto Alegre (12 de dezembro)
Fonte:
https://unaids.org.br/2018/12/mensagem-do-secretario-geral-da-onu-para-o-dia-mundial-contra-a-aids-2018/
https://unaids.org.br/2018/12/acoes-do-unaids-no-brasil-durante-o-dezembro-vermelho-2018/