Segunda-feira, 27 de Junho de 2016  
Untitled Document
   
  O IDESMA
 
   
 
O HRPA é um hospital público, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com um modelo gerencial. Ele é administrado por uma Organização Social de Saúde (OSS), uma instituição privada sem fins-lucrativos, contratada pelo Governo Estadual do Pará. Isso não significa privatização, é uma parceria entre o setor público e o privado em benefício da população, que recebe todos os serviços de forma gratuita.

No dia 06 de dezembro de 2006 o Governo do Estado do Pará assinou o contrato n.º 091/2006 com o Instituto de Saúde Santa Maria – IDESMA OSS. Essa é a primeira Organização Social de Saúde criada no Estado do Pará. Ela foi fundada em Belém, em julho de 2001, com a missão de atuar na área de saúde com transparência, economicidade e ênfase na qualidade e satisfação do cliente. Em dezembro de 2012, após novo processo licitatório, o IDESMA assinou o contrato nº 044/2012 (em vigência).

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) monitora, estabelece metas e garante os recursos financeiros para o funcionamento do Hospital.

Cabe ao IDESMA apresentar relatórios mensais de como foram aplicados esses recursos, indicadores de desempenho e das metas estabelecidas pela SESPA.

Esses relatórios são os instrumentos que o Governo do Estado possui para avaliar o desempenho do IDESMA na gestão do HRPA. Outro instrumento de avaliação que garante à SESPA o acompanhamento das ações desenvolvidas pelo IDESMA são as visitas técnicas e auditorias feitas por profissionais da própria SESPA. Desde a abertura deste Hospital Regional o IDESMA tem recebido avaliação de Indice de Aprovação de Usuários acima de 98% (tendo como base a média do ano de 2014). Todos os documentos gerados nas negociações feitas pelo IDESMA são submetidos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à SESPA. Dessa forma tem sido possível comprovar a ética com que essa administração é realizada.

O IDESMA tem no seu quadro de dirigentes profissionais com longa experiência em gestão de serviços de saúde, isso o credencia para administrar de forma eficiente e eficaz sistemas, serviços e unidades de saúde pública. Atualmente o IDESMA conta com um corpo profissional formado por 564 colaboradores e mais de 50 médicos, além de consultores permanentes nas áreas de planejamento e gestão hospitalar, controle e avaliação, acreditação, farmácia hospitalar e engenharia clínica.

Essa OSS administra o Hospital Regional de forma colegiada, pois acredita que desta forma alcança melhores resultados, permite o crescimento de todos os colaboradores e dá transparência a sua gestão.


Missão do IDESMA

“Gerenciar serviços de saúde para os setores público e privado, com transparência, economicidade, e ênfase na qualidade e satisfação do cliente, realizando também pesquisa, formação e qualificação profissional, permitindo maior eficiência aos contratantes na promoção da saúde.”


Visão de Futuro

“Ser reconhecido nacionalmente como excelência na gestão de saúde.”


Valores

Cooperação - Incorporação de parceiros na gestão e execução dos serviços de saúde.
Eficiência - Otimização dos recursos e aprimoramento da gestão.
Ética - Respeito a valores e princípios socialmente válidos.
Excelência - Prestação de serviços com eficiência, resolutividade, economicidade, qualidade e efetividade.
Transparência - Gestão Colegiada com resultados disponibilizados para os contratantes, órgãos, e sociedade em geral.
Valorização do SUS - Incorporação de princípios e preceitos.
Valorização do Trabalhador da Saúde - Reconhecimento, humanização dos processos de trabalho e educação continuada.


 
 
   
Hospital Regional Público do Araguaia
Av. Brasil, s/n, Qd. 30 - Park dos Buritis - CEP: 68550-005 - Redenção - PA
Fone: (94) 3424-9500 / Fax: (94) 3424-4887